O alto volume de chuvas concentrado nos meses de fevereiro e março está causando enormes prejuízos aos produtores de grãos de Mato Grosso. 1l3dc
Nos últimos 15 dias, algumas propriedades no médio norte do estado, região de Sorriso-MT, não conseguiram colher a lavoura de soja e o plantio do milho também está atrasado.
Foi colhido apenas 50% do que foi plantado em Mato Grosso. No mesmo período do ano ado, a colheita já avançava em índices de 80%.
De acordo o diretor istrativo da Aprosoja, Nathan Belusso as perdas devem chegar a 20% do que faltaria colher, o que representa 3,5 milhões de toneladas.
Ano ado, o estado teve recorde na produção que alcançou 35 milhões de toneladas. “O volume de chuvas é exorbitante agora, mas faltou ainda chuva em setembro, quando o plantio estava ocorrendo, o que já causou prejuízos”, explica.
O atraso no período de chuvas impactou negativamente o setor e muitos que colocaram as sementes no solo, precisaram replantar. Agora, os produtores precisam de uma trégua na chuva para terminar de colher.
Outro problema para quem conseguiu avançar na colheita nos últimos dias é a umidade que a de 30%, bem acima do aceitável pelos armazéns que é de 20%.
A produtividade também pode estar comprometida com a situação, segundo o diretor da Aprosoja.
minutomt.com.br