Os principais líderes municipais que fazem parte do eixo Centro-Norte, estiveram presentes na 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura, dia 11 de setembro, no auditório do Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, em Vera. 42191x
Santa Carmem, Feliz Natal, Cláudia, Nova Ubiratã, Marcelândia e Vera discutiram os caminhos de investimento, para fomentar as diversas áreas culturais.
A representante do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Ligia Viana, também participou e elogiou a organização da Conferência.
"Excelente, muito bem organizada, com ótima participações dos municípios, pessoas ligadas a esta área. Temos que ouvir os municípios, pois é neles que acontecem todo processo. Acredito em boas propostas que saírão daqui", disse Lígia.
A abertura do evento teve a participação dos secretários e coordenadores dos municípios. O prefeito Moacir Giacomelli foi representado pela Procuradora Jurídica, Claudia Romani.
Teve um momento musical com a Banda Municipal de Vera, e o grupo de Ballet do município.
O secretário municipal de Cultura e Esportes, de Vera, que também é delegado estadual, Rodrigo Gomes, apresentou os 6 eixos temáticos.:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do o à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e ibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Em seguida, já pela parte da tarde, foi realizada uma oficiada em grupos para levantar as propostas.
Em seguida elas foram apresentadas ao plenário e aprovadas, bem como a eleição dos novos delegados.
“Debatemos aqui a democracia e o direito à cultura. Dentro de cinco dias vamos encaminhar toda documentação para a secretaria de Cultura no estado, para que sejam debatidas nas Conferência Estadual. Os delegados eleitos de Vera e demais municípios, tanto na sociedade civil, como governamental, estarão lá defendendo estas propostas nos dias 24, 25 e 26 de outubro, para depois serem encaminhadas ao governo Federal para serem implementadas ao plano nacional de Cultura”, explicou Rodrigo.
A Conferência acontece a cada 4 anos.